Tem Algum Dispositivo Touchscreen? Agradeça Aos Pombos Por Isto!

Você deve ter ou conhecer alguém que possua algum equipamento touchscreen, um telefone, tablet ou até mesmo um computador, certo?

Pois bem… Essa tecnologia que atualmente já nem nos encanta tanto – por já fazer parte do nosso dia-a-dia – não nasceu de um evento muito comum. A história diz que a idéia de telas touchscreen surgiu ainda na Segunda Guerra Mundial, onde foram utilizados pombos que posteriormente levaram ao desenvolvimento da novidade.

Nos anos 40, os militares norte-americanos buscavam formas de deixar as bombas caírem em território inimigo sem que precisassem se aproximar muito do alvo

O psicólogo B.F. Skinner, que ficou mundialmente famoso pelas suas contribuições em trabalhos que estudavam o comportamento dos animais, surgiu com uma solução bem criativa que incluía o treinamento de pombos para “bicar” telas.

As sementes eram colocadas nas telas sobre os radares bem em cima dos alvos, os navios, por exemplo. A motivação era fazê-los bicar sempre que aparecesse alguma imagem de algo que se correspondesse a um alvo.

Então, o objetivo final era colocar pombos em aviões não-tripulados (Gliders, Planadores) e então fazê-los bicar os botões de ataque assim que algum alvo fosse observado pelo cockpit, fazendo com que as bombas fossem disparadas. Nos testes feitos os pombos tiveram uma mira impressionante!

Apesar de apenas terem sido utilizados em testes, as telas touchscreens surgiram desta coincidência incrível. Muito legal, não acham?

Comentários do Facebook

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password